terça-feira, 30 de novembro de 2010

As discussões a cerca de DEUS

Quem é DEUS e onde encontrá-lo?
Esta é a pergunta que não quer calar!
Centenas de milhares de respostas, todas "absolutamente certas", são declaradas a cada segundo diariamente numa tentativa inútil de desvendar todos os mistérios que O envolvem, explicando, descrevendo e nomeando o que está totalmente acima do entendimento de qualquer ser humano.

Não é raro que tentem transformar DEUS em inquilino de uma Igreja, a perfeita naturalmente, ou ainda em um bom negociante pronto a trocar suas bênçãos e milagres por boas ofertas, oferendas ou repetições incansáveis de textos que, de tão decorados, já nem fazem sentido nas mentes dos que o declamam.

Rituais dos mais diversos e inacreditáveis prometem fazer uma ligação direta entre o céu e a terra e gerar tal intimidade com o CRIADOR que ELE abandone seu senso de justiça a ponto de favorecer um filho em detrimento de outro, podendo esmagar, destruir ou enfraquecer um apenas porque o outro pediu. (Como alguém pode mesmo acreditar nisso??!!!)

Vela, flores, terços, alimentos, animais, peregrinações e sacrifícios dos mais diversos prometem substituir a única coisa que DEUS parece realmente esperar de nós: que O amemos acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos... ao menos esta foi a única vontade que nos deixou documentada e que resume todos os dez mandamentos que nos ordenou, tão sabidos de toda a humanidade que são a base da lei em todo o mundo, por mais diferentes que sejam as culturas de cada localidade.

Muitas vezes tenho a nítida sensação que complicamos tudo demais com esta nossa mania de sabermos mais do que outro, de estarmos mais certos do que o outro, de sempre termos razão.

Ah, DEUS é muito mais simples, muito mais acessível e faz muito menos exigências do que pensamos.

ELE não tem endereço porque está em todo lugar, em qualquer lugar onde estivermos, em qualquer lugar em que clamarmos por ELE! Sua Igreja real é nosso coração e ELE quer nos orientar pessoalmente, inspirando nosso coração e mente, porque sabe que somos tolos e é muito fácil nos enganar com falsas orientações e profecias... ELE só precisa que desejemos de verdade LHE ouvir!
ELE não se importa com nossas roupas, tamanho de cabelo, brincos e adereços (Pelo menos nenhum filme da Paixão de Cristo o apresentou de uniforme!).
ELE se importa com o que somos capazes de sentir! ELE se importa em como agimos, reagimos e nos comportamos e está longe de julgar alguém pelo uso de um brinco, baton ou depilação.
Penso que DEUS é um pai maravilhoso, daqueles que cuidam pessoalmente da educação dos filhos, que repreendem no erro e confortam diante de suas conseqüências, que mimam carinhosamente e se antecipam às necessidades fazendo com que nada falte, preparando grandes e boas surpresas que recompensam o bom comportamento de cada filho.

Perfeito e amoroso ELE só quer que O deixemos simplesmente ser DEUS!

Espera que nós não falemos tanto em nome DELE, julgando, amedrontando ou castigando quem quer que seja.

ELE não espera que fiquemos tentando consertar o próximo, apontando seus erros e mostrando o quanto ele é fraco e pecador, ELE espera que tão somente AMEMOS O NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS!

ELE espera que não fiquemos tentando mudar de lugar com ELE (isso quem fez foi Lúcifer...), ELE só quer que entendamos que ELE está realmente no controle de tudo, que a ELE (e só a ELE!!!) cabe o julgamento, a justiça, o castigo, a vingança... É ELE que é DEUS!

Se nos concentrarmos nisso: em entender que ELE é DEUS e que não é possível que saibamos mais DELE, do mundo que ELE criou ou da justiça que LHE pertence mais do que ELE mesmo, tudo fica mais fácil, porque, então, estaremos concentrados apenas em sentir DEUS e todas as maravilhas de paz e felicidade que só ELE pode dar, mesmo que a gente nem sequer saiba pedir (até porque muitas vezes nem a experimentamos por causa de nossa própria insensatez).

Tudo vai ficar mais fácil se não nos concentrarmos nas religiões, denominações, dogmas ou rituais, mas nos concentrarmos apenas NELE: JESUS, que está acima de qualquer suspeita, julgamento ou dúvida! Que morreu há milhares de anos e ninguém é mais vivo do que ELE em todos os cantos do mundo, com sua história vivíssima na memória de todos os povos de todas as nações, apresentando-se ainda hoje como o maior líder de todos os tempos, superando inclusive os mais famosas e poderosas lideranças de toda a humanidade, mesmo (teoricamente...) morto há tantos anos! (Diante disso alguém duvida que ELE de fato ressuscitou e vive??!)

DEUS é simples e se quer saber onde encontrá-lo, procure nas coisas simples!

Procure na perfeição despretensiosa da natureza, no vôo de um passarinho, na espuma branca de uma onda do mar azul, na transparência da água que contém tanta vida, no sono seguro de um bebê no colo da mãe, na mama de uma gestante começando a produzir leite, na magnífica formação de uma vida durante a gestação, na chuva, no arco-íris, na neve, no sol, nas estrelas, no sorriso inesperado de um desconhecido na rua, naquela palavra que você precisava ouvir e que veio de quem você menos podia esperar, naquele pedaço de pão que veio num dia de tanta fome...

DEUS é amor, é cuidado, é compreensão e proteção.

Quer mesmo saber quem é DEUS?
DEUS é o único que fica quando tudo e todos vão embora.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Esta crônica é só porque: Rio, eu gosto de você!

"(...)Eu quero o bate papo da esquina, eu quero o Rio Antigo, com cadeiras na calçada (...)
Este era um sonho perdido em meio aos versos do poeta há décadas atrás.
O tempo passou rápido e o progresso e a modernidade, impiedosos, jogaram no chão,
em meio ao lixo do passado, os sonhos simples que envolvem a felicidade de viver em paz.
Internet, celular, globalização e o ser humano precisou acelerar, a felicidade não cabia mais na calmaria melodiosa da bossa nova ou, quem sabe, na boemia ingênua de uma cervejinha gelada numa madrugada na Lapa, era preciso muito mais!
A velocidade do mundo exigia uma felicidade regada à alucinações, sexo livre,
tudo em ritmo acelerado e de preferência com muito barulho e pouca melodia,
sem perceber, entramos na era do exagero, com trilha sonora e tudo mais.
Os heróis morreram de over dose, mas seus fãs parece que não perceberam e foram,
eles mesmos, buscar suas próprias doses cada vez mais over...
Em pouco tempo a "inofensiva" maconha já não "alegrava" mais ninguém.
A lança-perfume passou apenas a modismo nostálgico de carnaval.
Heroína, LSD, cocaína, ecstasy, crack, estes sim, eram capazes agora de trazer a excitação que esta nova sociedade precisava para ser feliz e, num pequeno instante inverteu-se o polo e não era mais "doidão" quem usava, mas era "careta" aquele que insistia em não experimentar daquele "barato"!
A lei da oferta e da procura, eterna e imbatível em qualquer época, fez valer seus princípios
e veio o traficante, suas facções, a disputa por espaços, as armas, o crime organizado e
a alucinação de um virou alucinação coletiva e passamos todos, doidões ou caretas, a viver o pesadelo das drogas.
O crime nos oprimiu, sufocou e agrediu de tal forma que a felicidade; aquela que era a razão da busca pelas drogas, aquela que precisava da euforia e excitação incomparável do ecstasy ou da cocaína ou de sei lá que outra droga destas (literalmente falando); simplesmente fugiu.
É a felicidade partiu, e não deixou endereço.
Deixou famílias destroçadas, viciados endividados e jurados de morte, a sociedade exausta e uma cidade à mercê do crime e pior, a mercê de um tipo de crime tão violento e sem sentido como jamais antes experimentado por ela. Um tipo de máfia cruel e sem piedade, capaz de selecionar crianças para o trabalho criminoso colocando-lhes nas mãos armas maiores do que elas, capaz de matar pessoas em seu invento terrível e memorável: "o micro ondas".
Mas dizem por aí que ser carioca é mais do que uma referência geográfica, é um estado de espírito, e sem felicidade, nada mais de toda aquela falsa euforia fazia sentido!
O carioca quer a alegria da praia lotada de turistas, reveillon com mais fogos do que em qualquer outro local do mundo, o carioca quer Copa do mundo, Olimpíadas e mais do que tudo isso, o carioca vive para a felicidade!
Clamou, clamou muito... e quem resiste ao apelo de um carioca?
Governador, prefeito, presidente, polícia civil, militar, federal, forças armadas, todos sensibilizados pelo clamor desta "nação simpatia", lutaram e devolveram a cidade maravilhosa a seu maravilhoso e alegre carioca para Glória do Cristo Redentor que lá do alto sorria embalado na felicidade de ver livre a cidade a seus pés!
Sim, eu sei, o carioca precisa de euforia e excitação e ele sempre a terá!
Quem pode viver mais euforia do que um povo que, numa visita de gratidão ao Corcovado, mirando sua cidade, pode se deslumbrar com uma paisagem incomparável que, experimentando bondade ímpar da natureza, oferece aos seus filhos e visitantes Copacabana, a princesinha do mar, e outras praias de um mar incrivelmente azul e de ondas imponentes com areia tão branca que chega brilhar e ainda, lagoa linda rodeada de parques e jardins (inclusive o botânico), e mais, a romântica baia e serras deslumbrantes, cachoeiras tudo isso guardado por um povo alegre e matreiro que hoje só quer viver entorpecido pela felicidade de ser livre, carioca e brasileiro?!
O carioca renasceu para gritar para o mundo a música que em seu coração nunca há de calar:
(...) E O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!!!(...)"

Magnolia Abramo