No segundo semestre de todos os anos dá-se início a uma nova motivação de estresse e ansiedade: o vestibular!
Centenas de milhares de jovens de todo o país, de todas as classes sociais, de todos os credos e raças se veem diante da responsabilidade de optar pelas carreiras que determinarão o seu futuro. Exagero? Não! Esta escolha realmente poderá determinará o futuro de um jovem! Poderá fazê-lo um profissional feliz e realizado ou causar-lhe imensa desmotivação e frustração, levando ao abandono do curso, ou pior, dos estudos e da esperança.
O problema é que, via de regra, a correria do mundo, os apelos do dia a dia e a mania institucionalizada de “vamos viver o momento” não nos permite planejar e acabamos por tomar decisões sérias num impulso, na última hora ou racionalizando com base em aspectos que, na realidade, não são os mais relevantes para aquela decisão.
A questão do vestibular é apenas um exemplo, pois a falta de seriedade na escolha de caminhos e de busca de sabedoria nas decisões, não é mais privilégio dos jovens, já é um costume bastante natural entre toda a sociedade moderna.
Ah, para que tanto planejamento? Para que pensar e ponderar tanto? Bom mesmo é arriscar e depois dizer “eu nunca me arrependo do que faço, só me arrependo do que não fiz!!!”... Alguém já parou para pensar na barbaridade que é o sentido desta frase? Como alguém só pode se arrepender do que não fez se são as coisas que se faz que efetivamente geram consequências? Como alguém pode crescer e se desenvolver sem reconhecer e se arrepender de seus próprios erros? E como reconhecer, se arrepender, aprender e crescer se não ponderar, avaliar e planejar?!
Precisamos nos impregnar na cultura da prevenção, mas não só na medicina preventiva, mas na cultura de prevenção para bem viver!
Temos que abandonar a ideia de consertar, remendar, recomeçar sem necessidade. O retrabalho não é prejuízo só no escritório, ele é muito mais danoso na vida, pois como dizia o poeta, “o tempo não para”!
Para quê separação se você pode ser mais prudente na escolha do cônjuge?
Para quê dois cursos superiores incompletos se você pode fazer cursos técnicos ou testes vocacionais antes de ingressar na faculdade?
Precisamos entender a gravidade e o peso de responder “pode ser”, “qualquer um”, “não sei” e todos os outros opcionais de quem ainda não descobriu o que deseja para si mesmo e o que sonha para seu futuro.
O caminho para a felicidade não está em ficar à deriva no mar da vida esperando algo acontecer, mas está em descobrir o que faz nosso coração bater mais forte!
Feche seus olhos e pare para pensar no que é que pode ser capaz de te fazer acordar cedo e feliz diariamente; que tipo de serviço te manteria assim motivado a ponto de superar o cansaço e sorrir de segunda a sexta, independente de calor, frio ou chuva; que atividade começaria a te encher de saudade no finalzinho das férias; o que você se sente orgulhoso em fazer porque sabe que faz muito bem.
Olhe para dentro de você mesmo e pense o que gostaria de estar fazendo daqui a um ano, três anos, cinco anos, dez anos! O que queria ter comprado, onde queria ter ido e com quem e fazer o quê. Se permita sonhar e nos sonhos descobrir onde mora a sua felicidade.
Depois que achar este endereço, basta ir atrás dela!
Com o endereço nas mãos, descubra qual o melhor caminho e qual o transporte que te levará mais rápido. Aprenda como chegar lá!
Você pode tudo, se souber onde quer ir.
A frase que diz que o que importa é ir, mesmo que não se saiba para onde é uma armadilha, pois se não se sabe onde está indo jamais se saberá se chegou e viver perdido no tempo e no espaço não é uma situação geradora de segurança ou felicidade.
Muitos podem criticar os que sonham, mas os sonhos são os maiores gerados de projetos e os projetos os maiores gerados de conquistas!
Ninguém poderá conquistar aquilo que nunca imaginou, então fica fácil concluir que aquele que não é capaz de sonhar não é capaz de construir, descobrir, arriscar e conseguir.
Viver por viver não é uma decisão interessante: é um desperdício!
Vida exige estímulo, vontade, garra e fé! Estes são temperos imbatíveis para uma vida feliz e de qualidade em todos os sentidos, pois não há quem consiga temperar apenas um setor da vida, quando decidimos que queremos ser felizes, espalhamos tempero por toda nossa vida e ela se torna saborosa por inteiro, em todos os sentidos! Os relacionamentos ficam mais interessantes, o trabalho mais prazeroso, o corpo em perfeita harmonia e o olho cheio de brilho e saúde reflete a luz do infinito!
O segredo da vida é buscar o endereço certo e não simplesmente seguir qualquer caminho.
Sei que é melodioso e alegre o samba descontraído que diz (...) deixa a vida me levar! Vida, leva eu!(...), mas nunca podemos esquecer os exemplos dos contos infantis e o de hoje nos faz lembrar de João e Maria, um garotinho e sua irmã que foram deixados na floresta por um velho lenhador e, como não tiveram tempo para se planejar, marcaram o caminho de volta de forma frágil, com farelos de pão. Vieram os passarinhos e comeram os farelos que lhe indicavam o caminho e eles tiveram que vagar a ermo, sem direção, até que foram atraídos por uma casinha linda, toda feita de doces e balas que parecia o lugar perfeito para duas crianças viverem muitos felizes, mas era uma ilusão, lá morava uma bruxa má que se alimentava de criancinhas e logo foram presos e veio a desilusão e o medo.
Este conto, convenhamos, meio macabro para ser infantil nos mostra que precisamos ser realmente muito sábios em nossas escolhas quando estamos à procura de um caminho, pois normalmente procuramos as respostas no mundo, nas ofertas, aparências, vantagens, mas o caminho certo para cada um está dentro de nós. Nós somos os guardiões de nossos próprios segredos e sabemos melhor do que qualquer um onde mora nossa felicidade, temos a chave da porta de entrada e saída, temos as respostas, temos a solução!
Se você está cansado e desestimulado, sem forças para “correr atrás” mais uma vez, não corra! Não é preciso ter pressa o que importa é nunca deixar de procurar.
Na dúvida e desesperança você ainda tem algo mais a lembrar: Jesus é o caminho a verdade e a vida! Se precisar de uma força, é só pedir que Ele te dá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário